>Crítica: Homem de Ferro 2

>

(Ana Paula Fanucchi)
Com estreia brasileira realizada uma semana à frente dos Estados Unidos, Homem de Ferro 2 chega com a missão de bater seu maior rival, Alice no País das Maravilhas, longa de Tim Burton com quem disputa a primazia dos holofotes. O trabalho do roteirista Justin Theroux não surpreende, mas satisfaz as expectativas de seus fãs.

Na trama, Tony Stark (Robert Downey Jr., Sherlock Holmes) se torna um completo egocêntrico após revelar publicamente que é o Homem de Ferro, chegando a declarar mérito total e próprio pela paz mundial. Hammer (Sam Rockwell, O Assassinato de Jesses James pelo Covarde Robert Ford), seu maior concorrente na industria bélica, quer a todo custo tomar a tecnologia da armadura de Stark para si, chegando até a se aliar com o maior inimigo do Homem de Ferro, o único no mundo inteiro que conseguiu recriar a fórmula de Stark. Como se não bastasse, Tony ainda enfrenta problemas na saúde originados pela energia que move sua armadura.

O filme é ágil, e o roteiro minimiza as apresentações, uma vez que, em se tratando de uma sequência, já não há mais toda uma trajetória sendo contada. Dessa forma, aproveita-se para inserir um novo vilão, Vanko (Mickey Rourke, O Lutador), que é a figura propulsora de grande parte da ação, e só peca por encerrar o filme sem explicar muito de sua trajetória e dos motivos que o levam a tais atitudes.

O perfeito equilíbrio entre o humor e a ação é a maior qualidade de Homem de Ferro 2. O espírito sarcástico de Tony Stark e das discussões entre este e sua amada Pepper (Gwyneth Paltrow, Shakespeare Apaixonado) dão o ar da graça. O segundo longa é, sim, melhor que o primeiro, mantendo a mesma qualidade, porém com um número maior de personagens e de cenas de ação.

Homem de Ferro 2 não pode se vangloriar por trazer uma história com bons argumentos, mas é um bom entretenimento para aqueles que gostam de ação e ficção. Se você é um destes, vale a pena conferir.

This entry was posted in cinema, críticas. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s