>Corações acelerados

>

(Eduardo Ribeiro)

Começa no próximo dia 11 de junho (sexta-feira) o mais importante evento esportivo do planeta. A Copa do Mundo de futebol, organizada pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), acontece pela primeira vez no continente africano e o país sede será a África do sul. A competição conta com 32 nações dos seis continentes que foram divididas em oito grupos com quatro equipes. O primeiro e o segundo de cada um avançam à próxima fase em disputa de mata-mata. E o vencedor de cada duelo dá continuidade no torneio até se conhecer o campeão.

Entre as seleções favoritas estão Brasil (com cinco triunfos), Itália (quatro), Alemanha (três), Argentina e Uruguai (dois), França e Inglaterra (um). E, apesar de nenhuma conquista a Espanha também aparece forte para essa Copa com uma campanha invejável: nos últimos 46 jogos só foi derrotada uma vez e cedeu apenas três empates. Ou seja, com méritos em 42 partidas, ela merece destaque.

A primeira Copa do Mundo foi disputada na América do sul, no Uruguai em 1930, teve a participação de 13 seleções (Argentina, Bélgica, Brasil, Bolívia, Chile, EUA, Iugoslávia, França, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai). O campeão foi o país sede, derrotando a Argentina por 4 a 2. Já o Brasil, além de ser o país com mais conquistas, é o único a participar de todas as edições (16) e também, assim como a Alemanha, a chegar mais vezes às finais (sete). Sendo as duas as nações as únicas equipes a participarem de três finais consecutivas (1994, 1998, 2002 e 1982, 1986, 1990, respectivamente).

Para se ter uma idéia da relevância do evento, é possível afirmar que é a competição esportiva mais assistida em todo o mundo, ultrapassando os Jogos Olímpicos. A audiência total da Copa do Mundo de 2002 foi estimada em 2,8 bilhões de telespectadores, sendo que 1,1 bilhões assistiram à partida final. O sorteio, que decidiu a distribuição das seleções nos grupos foi acompanhado por mais de 300 milhões de pessoas.

Cada Copa tem como símbolo um mascote. Willie foi o primeiro, em 1966. Os mascotes da Copa do Mundo de 2006 foram Goleo, um leão, e Pille, uma bola de futebol.

Desta vez, a África do Sul tem a chance de mostrar ao mundo toda sua beleza. Recheada de tradições e culturas variadas, ela tem a felicidade de seu povo (danças, músicas, entre outros) como um diferencial para embelezar ainda mais o espetáculo. Apesar dos problemas enfrentados, o sul africano tenta contagiar os estrangeiros e provar que em uma terra cheia de mazelas também é possível ter múltiplas alegrias.

This entry was posted in artigos, esportes. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s