>Crítica: "Shrek Para Sempre"

>

“Shrek, nunca mais!” O último filme do ogro mais famoso de todos os tempos estreou nas telonas neste dia 9 (sexta-feira), deixando claras impressões do porquê a bilheteria dos EUA passou longe do esperado.
Apesar deste longa ser melhor que o terceiro – o que não significa muito, já que este é considerado o pior da trilogia –, está longe de ser grande coisa. O humor, tão bem utilizado nos primeiros filmes, neste quarto deixou a desejar. Até mesmo a imbatível dupla Burro e Gato de Botas perdem sua graça com piadas e falas pouco divertidas, e nem mesmo fizeram a famosa cena final onde os dois personagens cantam juntos.
A premissa desenvolve-se a partir de um Shrek desanimado com seu cotidiano de cuidados com os filhos, esposa, amigos e ainda um bando de turistas que teima em exibi-lo todos os dias. Nesse ínterim, o ogro se depara com o duende Rumplestiltskin, que lhe oferece, mediante contrato, a chance de viver um único dia de sua vida de antigamente, quando não precisava se preocupar com nada disso. Mas Shrek, ao aceitar, não contava que estava caindo em uma cilada de Rumplestiltskin, que o lança em um mundo onde nada é mais como ele conhece. Desesperado, nosso anti-herói descobre que o único jeito de voltar ao que era é – pausa para o suspense – o beijo do amor verdadeiro. (Aham. Senta lá, Dreamworks.)
Mas não é só de coisas ruins que o longa é feito. Relembrar é sempre bom, e isso Shrek Para Sempre faz muito bem. Várias cenas durante o filme, principalmente nos créditos, nos faz relembrar os bons momentos do ogro e seus amigos nos antecessores. Além disso, a quarta trama da franquia nos faz refletir em tudo aquilo que temos e não damos valor até que o perdemos.
A storyline pode não ser a melhor da série, mas lhe garante um final digno. Particularmente, espero que realmente seja a parte final e que a Dreamworks invista em projetos novos, com um futuro mais promissor, como o longa Como Treinar o Seu Dragão.
This entry was posted in cinema, críticas. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s