>"TI TI TI" – Um panorama atual da nova novela das 7

>

(Felipe Brandão)
Confesso que não fiquei muito animado com a primeira semana de Ti Ti Ti. Achei a trama inconsistente, sem muitos atrativos, com personagens demais, alguns dos quais não me convenciam… Ledo engano, o meu. Passado mais de um mês de estreia da trama das 7 da Globo, posso dizer que Ti Ti Ti me conquistou. Com um roteiro dinâmico, divertido e bem-amarrado e um elenco espetacular, a adaptação de Maria Adelaide Amaral para a obra de Cassiano Gabus Mendes tem tudo para cativar o público e fazê-lo esquecer do fracasso que foi Tempos Modernos na mesma faixa.
O forte da novela até o momento tem sido dois: a comédia e o drama. O enredo tragicômico envolvendo Ari (Murilo Benício) e Jacques Leclair (Alexandre Borges), sua eterna rivalidade e a usurpação de Ari sobre o talento de Ceci (Regina Braga) – que doravante será a mãe de André/Jacques – garante bons momentos de risada e diversão, até pelas ótimas interpretações da dupla. Malu Mader demorou para me convencer como Suzana; acho que ela poderia acentuar mais certas tons e cacoetes da personagem, até porque o contexto permite. Entretanto, Malu se vê natural, dramática e convincente, e é possível que com o tempo sua atuação chegue a um nível próximo da de Marieta Severo no mesmo papel, em 1986.
Outro acerto, que não vem propriamente da obra original (Gabus Mendes), mas da adaptação (Maria Adelaide), foi o perfil de Jaqueline (Cláudia Raia), bastante diferente do vivido por Sandra Brea há 15 anos. Cômica e tresloucada, a personagem ganha a simpatia e as gargalhadas do público com sua adorável falta de noção e já é um dos destaques do folhetim.
O lado dramático de Ti Ti Ti também não vem fazendo feio. Nesta ala, os conflitos da família Sampaio são os mais realçados, sobretudo por esse par que me conquistou: Marcela e Edgar, interpretados por Ísis Valverde e Caio Castro (foto). Sua história, apesar de manjada, é interessante e empolgante, o modo como sua relação de amor-e-ódio se desenvolve tem grandes sacadas e remete a um misto irresistível de classicismo e modernidade. As interferências das ótimas Guilhermina Guinle (Luísa) e Maria Helena Chira (Camila) como candidatas ao coração de Edgar só tem acirrado ainda mais os conflitos entre o casal e conferido um tempero especial a esse núcleo.
A única falha, porém, concentra-se onde menos deveira: nos próprios atores principais! Caio Castro é talentoso, promissor e está rendendo em Ti Ti Ti bem mais do que se via em Malhação, mas o ator ainda não tem maturidade para encarar um protagonista em potencial. Isso fica claro, por exemplo, nas cenas que ele divide com a experiente e competente Guilhermina Guinle. Já Ísis possui mais experiência e preparo, é uma atriz que passa emoção e verdade em suas cenas, mas tem um incômodo problema de dicção que precisa ser resolvido o quanto antes.
É verdade que existe um excesso de personagens fixos, mas até agora isso não tem atrapalhado a trama de maneira relevante. Muito pelo contrário: as tramas paralelas são muito agradáveis, até mesmo as mais banais, como o triângulo entre Desirée (Mayana Neiva), Armandinho (Alexandre Slaviero) e Stéfany (Sophie Charlotte), tem seu carisma.
Todavia, ainda é cedo para avaliar com profundidade os méritos e deméritos da atração. Afinal, ela está apenas no início, e muitas tramas de destaque ainda nem começaram a se desenvolver – como o amor entre Gabriela (Carolina Oliveira) e Pedro (Marco Pigossi), o filho playboy de Jacques que ainda nem entrou na novela. Por enquanto, resta-nos aguardar e apreciar tudo o que  Ti Ti Ti já nos oferece – e não é nada de se jogar fora!
This entry was posted in novelas, resenhas, televisão. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s