>"ARAGUAIA" – Comentários do primeiro capítulo

>(Felipe Brandão)

Fiquei surpreso com Araguaia. Apesar das chamadas pouco atrativas e da sinopse idem, o primeiro capítulo foi mais interessante e equilibrado do que esperava, além de bem-produzido e bem-atuado. Nada aquém do que se pode esperar de uma novela da Globo, não é?
Wálther Negrão é um autor de talento controverso: utiliza argumentos simples e manjados para construir roteiros agradáveis, cuja leveza e graciosidade vão cativando o telespectador bem mais do que o enredo em si – vide seus trabalhos em Era Uma Vez… (1998) e Como Uma Onda (2004). Essas características puderam ser observadas na estreia de ontem, tal como grandes atuações que prometem fazer a diferença no decorrer da trama. Diversos personagens, principais e secundários, foram apresentados ao público, e intérpretes como Regina Duarte (Antoninha), Lima Duarte (Max Martinez), Edson Celulari (Fernando) e Thaís Garayp (Terê Tenório) imprimiram brilho e carisma à nova atração das seis. A escolha dos temas tratados também parece acertada, como a questão trabalhista, envolvendo Max Martinez e o galã Solano (Murilo Rosa) em frentes opostas.
Entretanto, nem tudo foram flores. O capítulo pecou por focar menos os protagonistas românticos, como Manuela (Milena Toscano), Solano e Vítor (Thiago Fragoso), em prol de introduzir os núcleos secundários. O primeiro encontro entre Manuela e Solano, por exemplo, deu-se praticamente na última cena do capítulo. Faltaram amarras melhores ao roteiro, até pelo excessivo destaque conferido às paisagens do Araguaia, que provavelmente prejudicou o desenvolvimento do episódio. Além disso, Milena Toscano e Cleo Pires (a vilã Estela) ainda não me convenceram em seus papeis, sobretudo Cleo, que apareceu bem mais.
Pese prós e contras, a verdade é que este primeiro episódio mudou minha pré-concepção de Araguaia. Creio que pode, sim, vir a se transformar numa boa novela sem dificuldade. A ver o que Wálther Negrão nos aguarda…
This entry was posted in notícias, novelas, resenhas, televisão. Bookmark the permalink.

8 Responses to >"ARAGUAIA" – Comentários do primeiro capítulo

  1. Anonymous says:

    >ESTOU ESCREVENDO POR QUE SOU ADMIRADORA DA NOVELA ARAGUIA BEIJOSSSS

  2. Anonymous says:

    >nossa atriz cleo pires está tao bem como uma india sofredora.ela vive estela vem mostrando um belo trabalho na novela araguia.cleo pires nossa é muito talentosa de mais e arrasou muito e tá um sucesso imenso na carreira dela.parabéns cleo pires vc merece um final feliz com solano.[murilo rosa.]bjs

  3. Anonymous says:

    >estela e solano um final feliz.

  4. Anonymous says:

    >ESTELA E SOLANO O CASAL MAIS APAIXONADO DA NOVELA ELES FAZEM UM LINDO PAR .ELES PRECISAM U DO OUTRO SAO PERFEITO. A ESTELA É UMA GUERREIRA E FICA LINDA COMO UMA INDIA .A MANUELA É BONITA MAS SÓ VAI COMBINAR COMRUDY ELES PARECEM FAZER UMCASAL BONITO E O AUTOR PODIA APROVEITAR ESSE CASAL E TRAZER UMAS CENAS ROMANTICAS

  5. Cristiane says:

    >nao quero quer solono terminer com estela

  6. Cristiane says:

    >aiiiiiiiiiiiinao quero quer solono teminer com a estelaela poder sofrer maismais nada a ver começaram com a manuela e entao vcs tem quer daum jeito pro os dois para fica jumtos

  7. Anonymous says:

    >ESPERO MESMO QUE SOLANO TERMINE COM A INDIA ESTELA FORMAM UM LINDO CASAL AI SIM A NOVELA VAI TER UM FINAL FELIZ

  8. Anonymous says:

    >na novela Araguaia entre solano morrer e ficar com a stela eu prefiro que ele morre pois concorda que papel de protagonista nao tem nada ave com a minena toscano,eu achei o trabalho dela pessimo.mas nao e justo que depois de tanta maldades que ela fez ela consegue o que ela quer.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s