>"CAMALEÕES" (SBT) – Balanço da primeira semana

>

(Felipe Brandão)

Os críticos à presença das novelas mexicanas na grade do SBT deveriam reconsiderar sua posição ao assistir Camaleões. A trama adolescente, que substituiu As Tontas Não Vão ao Céu nas tardes da emissora paulista, surpreendeu já em sua primeira semana, com capítulos movimentadíssimos e uma proposta ao mesmo tempo clássica e diferenciada.
O grande atrativo esteve por conta não da ação quase ininterrupta e dos mistérios pra lá de instigantes, mas do perfil “camaleônico” de cada um dos personagens principais. A exemplo de outros trabalhos como a global Duas Caras (2008), Rosy Ocampo (Cúmplices de um Resgate) trabalhou seus protagonistas de modo a conferir-lhes perfis dúbios, matizados, fugindo aos meros rótulos de mocinhos e vilões. A começar pelos heróis adultos, Valentina (Belinda) e Sebastião (Alfonso Herrera), dupla de ladrões que se infiltra sob disfarce no rígido Colégio São Bartolomeu – onde se passa a história – e que tem a vida criminosa “justificada” por razões nobres. Por sua vez, a heroína adolescente Solange (Sherlyn) destaca-se entre seus colegas pela insatisfação expressa ao autoritarismo do inspetor Portinho (Luis Manuel Ávila), a quem os demais alunos toleram com submissão; enquanto que, por outro lado, deixa-se ludibriar pelo pai canalha, Augusto (Guillermo García Cantú), e já dá sinais de problemas com o álcool. Já sua mãe Francisca (Edith González), diretora da escola, revolta sua filha e os demais alunos com a inflexibilidade das normas da instituição, ao mesmo tempo em que é capaz de sacrificar a própria relação com Solange para impedi-la de se decepcionar com o mau-caráter do pai.
Camaleões também se sobressai pela qualidade da cenografia – coisa rara nos folhetins da Televisa. Exceto pela humilde casa dos Moran, que não vai além das típicas paredes de isopor, os demais ambientes fechados são convincentes e bem-acabados, sobretudo as instalações do São Bartolomeu. O texto apresenta controvérsias; é afiado e divertido nos momentos-chave dos “tapas e beijos” entre Valentina e Sebastião, além de conduzir muito bem a ação e promover um contexto atraente ao núcleo juvenil. Entretanto, os diálogos soam pobres e infantilizados em algumas sequências, haja vista as ambientadas na sala de aula de Solange e seus colegas. A proposta da novela em retratar as tribos urbanas no núcleo adolescente seria interessante, não pecasse pela abordagem; afinal, colocar cada aluno do grupo escolar como representante de um determinado estilo alternativo não só é abusar do artificial, como remete aos programas do canal infantil Discovery Kids.
O elenco coleciona altos e baixos. Belinda e Alfonso Herrera vêm deixando a desejar como o casal de anti-heróis, principalmente ela, que como atriz se mostra uma ótima cantora. Sherlyn convence no papel de Solange, e o cantor Pee Wee (Ulisses Moran) tampouco está mal, considerando que é sua estreia na telinha. O núcleo juvenil é, no geral, habilidoso; o duro é ter de aturar atores aparentando mais de 20 anos fazendo o papel de colegiais – como é o caso da própria Sherlyn.
Os maiores destaques ficam por conta dos veteranos, como Edith González, Guillermo García Cantú, Ana Bertha Espín (Lupita) e Karla Alvarez (Ágata). Embora tendo iniciado sua carreira apenas em 2006 (com A Feia Mais Bela), Luis Manuel Ávila brinda o público com uma das melhores interpretações do elenco, na pele do odioso e cômico Eusébio Portinho.
Os capítulos iniciais foram muito agradáveis, e a tendência é isso se acentuar – ainda há muitos enigmas a começarem a desvendar-se, e novos e relevantes personagens a incorporarem-se ao enredo. Com expectativas tão positivas, tenho certeza de que continuarei acompanhando Camaleões.
E você, o que achou da novela? Comente abaixo!
This entry was posted in novelas, resenhas, televisão. Bookmark the permalink.

One Response to >"CAMALEÕES" (SBT) – Balanço da primeira semana

  1. >ADORO VCS MESMO DE CORAÇAO :UM DIA FUI FAZ UM TRABALHO NA CASA DA MINHA COLEGA NOSSA DEU 4HORAS EU NAO DESGRUDEI DA TV ELA FICARA ME XINGANDO MAS EU NAO ESTAVA NEM AI!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s