>"INSENSATO CORAÇÃO": primeiras impressões

>

(Felipe Brandão)

Minhas expectativas eram as melhores para Insensato Coração – afinal, a trama escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, autores da última novela das 8 que realmente me agradara até então: Paraíso Tropical, de 2007. O pouco mais de semana e meia decorrida da estreia é obviamente insuficiente para uma avaliação justa e ampla, mas a verdade é que, até agora, posso dizer que estiveram longe da frustração.
Insensato Coração vem chamando a atenção pelas matizes interessantes com que Braga e Linhares criaram seus personagens. O texto da dupla também não faz feio, apesar de certa redundância e lentidão nas apresentações. O elenco é um dos pontos mais acertados e atrativos; em uma primeira semana, muitas foram as atuações que chamaram a atenção, como as de Gabriel Braga Nunes (Leo), Natália do Valle (Wanda), Ana Lúcia Torre (Tia Neném), Fernanda Machado (Luciana) e Antônio Fagundes (Raul) – tomando fôlego na carreira após as pífias Duas Caras (2008) e Tempos Modernos (2010).
O único ponto que me causou estranheza nesse quadro bastante agradável foram os protagonistas. Paola Oliveira e Eriberto Leão (foto acima) ainda não me cativaram nos papeis de Marina e Pedro. Paola, por exemplo, vejo-a contida demais em cena. O contexto romântico entre os dois personagens é forte e muito interessante, porém soa fantasioso demais mesmo para uma novela; isso não seria um problema em si, não destoasse do tom realista e crítico que se vê ao fundo das tramas que rodeiam o casal – a retratação da alta sociedade brasileira, seus estigmas e aparências, abordagem que consagrou Braga em Vale Tudo (1989 – em reprise no Canal Viva).
Outro detalhe que merece observações é a ala protagonizada por Camila Pitanga e Lázaro Ramos. É gratificante ver um ator do calibre do ótimo Lázaro em um papel tão diferente dos seus trabalhos anteriores na telinha – o atrapalhado Foguinho de Cobras & Lagartos (2006) e o sofrido Evilásio de Duas Caras; ele tem tudo para arrasar como o prepotente executivo André Gurgel! A não menos talentosa Camila é quem, devemos admitir, carece de brilho como a independente Carol. Do elenco principal, ela é a que mais ficou devendo…
Impressões boas ou ruins, o fato é que muitas águas (e lágrimas) ainda hão de rolar em Insensato Coração. Mesmo com algumas falhas, a trama teve um início agradável e acima de tudo promissor. Veremos o que nos espera.
E você, o que achou dos primeiros capítulos da nova novela das 8 – isto é, das 9 – da TV Globo? Comente conosco, dê sua opinião!
This entry was posted in artigos, Brasil, novelas, resenhas, televisão. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s